Rosário Mendes imagem 21

A Psicoterapia Online é eficaz?

A resposta é sim.

Mas deixe-me aprofundar um pouco melhor.

À partida, todos idealizamos uma consulta de psicologia como uma ida ao médico. Dirigimo-nos a um consultório, clínica ou mesmo um hospital ou centro de saúde, esperamos a nossa vez, e sentamo-nos a uma secretária ou (se tivermos sorte!), um sofá confortável para conversar.

Mas não tem que ser assim.

Hoje em dia, são diversos os motivos que nos podem levar a preferir uma consulta online a uma consulta presencial.

Fatores como: tempo (deslocações e tempos de espera); anonimato; conveniência (pelo local de consulta poder ser quase em todo o lado), ou mesmo impossibilidade de se deslocar (local de residência, falta de transportes, ou mesmo uma pandemia (!)) podem levar-nos a preferir ter uma consulta online.

Existem diversas formas de ter uma consulta online, seja através de programas pré-definidos de intervenção psicoterapêutica – como o nosso programa Be Kind To You® (programa de auto administração de 5 sessões, com acompanhamento por email). Seja por exemplo através de consultas online através de videochamada (skype, whats app, ou outros programas).

E a eficácia destas intervenções?

Para responder a esta questão voltamo-nos para a investigação. Nos últimos anos, cada vez mais se têm estudado estas intervenções, e várias publicações demonstram os resultados positivos para a maioria das patologias.

Apresento aqui os resultados principais de um estudo de 2018 (que pode ler na integra aqui) que analisou mais de 60 intervenções online e que referem:

  • as intervenções online são tão eficazes quanto as intervenções presenciais nos casos de depressão, ansiedade (perturbação de ansiedade generalizada, e perturbação de ansiedade social), pânico (ou fobias);
  • estas terapias têm altos índices de aceitação, adesão e aceitação;
  • a eficácia da intervenção é válida em períodos avaliados entre 3 e 36 meses

A própria Ordem dos Psicólogos Portugueses prevê este tipo de intervenção, e disponibiliza no seu site algumas publicações de orientação para os profissionais que optem por esta via de atividade. (https://www.ordemdospsicologos.pt/)

#Psicoterapia #Online